Sete tons de esmalte podem oferecer riscos à saúde!

Oiii minhas lindas e absolutas.

É tô viva e voltando com tudo aqui pro blog. Prometo que a gente não vai mais abandonar vocês ;)

Gente, nessas minhas 'andanças' pela internet hoje achei uma matéria do Jornal da Manhã, falando sobre alguns riscos de alguns tons de esmaltes nacionais.

Eu já tinha lido semana passada que, depois de terem avaliado as três principais marcas de esmaltes do país, (Colorama, Risqué e Impala) a Pro Teste, um órgão de defesa do consumidor, constatou que nossos amados esmaltes nacionais tinham em suas composições substâncias alérgicas que podiam causar até câncer. Os únicos que se 'safaram' foram os da Colorama e os hipoalêrgicos da Risqué, já os da Impala foram todos reprovados.

Ai então, começou aquele blablabla, das marcas se defendendo dizendo que os produtos estavam dentro das normas da Anvisa.

A Pro Teste fez mais teste e resultou na seguinte reportagem:

Associação de Consumidores Proteste analisou 12 tons de esmaltes na cor branca das três principais marcas vendidas no país, como Colorama, Risqué e Impala, para testar as opções mais seguras ao consumidor. Do total, sete receberam conceito negativo por apresentarem concentrações de substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde, como o dibutilftalato e o nitrotolueno.
As mesmas substâncias já foram eliminadas nas fórmulas europeias, após pesquisas detectarem risco potencial de os esmaltes causarem câncer. No Brasil, elas continuam presentes nas marcas Impala e Risqué, principalmente porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não restringe o uso do dibutilftalato nem o do nitrololueno e não impõe limites para o uso do tolueno e furfural, encontrados na composição dos esmaltes, comprovadamente cancerígenos.
Os únicos produtos brasileiros que podem ser comercializados na Europa são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué, livres ou contendo quantidades aceitáveis dessas substâncias. O dibutilftalato, por exemplo, é usado para plastificar os materiais e, no esmalte, para dar mais brilho. O tolueno é um solvente usado para fixação, que, em contato com a pele, pode causar alergia. O uso frequente tem efeito cumulativo, o que pode provocar câncer. O teste também considerou durabilidade, tempo de secagem e brilho. A Proteste enviou os resultados ao Ministério Público Federal de Minas Gerais para providências e solicitou à Anvisa que limite ou proíba as substâncias nas fórmulas dos esmaltes.


Pessoas, eles só não deixaram claro, quais são os esmaltes reprovados. O que seria ótimo né!?
Mas, espero que a Anvisa, tome algum tipo de atitude, nós não podemos ficar expostas a esse tipo de risco. E venhamos e convenhamos não vamos parar de usar os esmaltes nacionais por causa disso. ( eu pelo menos, não conseguiria).

E vocês estão preocupadas?

Beijos lindinhas :*

btemplates

0 comentários:

Postar um comentário