Alergia a esmaltes

Gostaria de dividir com vocês uma entrevista muito interessante sobre alergia a esmaltes. A entrevista foi publicada na revista ProTeste de Maio Nº102 e foi realizada com a Especialista em Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética, Paula Penna.
Como alguém pode saber se tem alergia a esmaltes?
Você é uma pessoa alérgica aos esmaltes para unhas caso apresente algum dos seguintes sintomas: coceira nas pálpebras, com descamação e eritemia, sintomas que também podem aparecer na região do pescoço e em locais onde levamos a mão com maior freqüência.

A alergia tem tratamento ou mesmo cura?
Quem tem alergia aos esmaltes, infelizmente, terá alergia para sempre. O tratamento, nesse caso, é preventivo, ou seja, simplesmente evitar contato com o produto.

Quais os riscos que a alergia a esmaltes pode trazer à saúde?
Não existem riscos sérios, mas esse tipo de alergia incomoda, porque costuma coçar e deixar a região da pele bastante vermelha, podendo provocar manchas no local.

Quais as recomendações às pessoas alérgicas? Quem tem alergia precisa deixar de fazer as unhas?
Quem sofre com o problema de alergia deve evitar esmaltes com as seguintes substâncias: toluene, nitrotoluene, furfural e dibutyl phtalate, pois são as que mais provocam alergias e reações. Entretanto, existem opções de esmaltes com fórmulas especialmente desenvolvidas e fabricadas sem essas substâncias e que podem ser utilizados pelos alérgicos.

Que outras substâncias são perigosas para saúde e se encontram nos esmaltes convencionais? Que riscos elas oferecem?
Outro componente que provoca muita alergia é o formaldeído, que é proibido nos Estados Unidos e no Canadá por causar muita alergia e por ser cancerígeno. Esmaltes cintilantes também podem conter mica, um mineral que em alguns casos provoca alergia.

btemplates

0 comentários:

Postar um comentário